Torne-se um Terapeuta Reiki

Quem pode

Atuação

Mercado de trabalho

Remuneração

 

 

Para se tornar um Terapeuta Reiki, não há exigência em formação na área da saúde e não é necessário possuir nenhum dom especial. Qualquer pessoa pode ser.  Não há nenhum dogma e não é necessário acreditar em absolutamente nada para aprender a utilizar o Reiki

Pessoas de qualquer idade, sexo, formação escolar, capacidade intelectual, crença religiosa, podem desenvolver a habilidade técnica necessária para trabalhar com a energia da vida após terem sido sintonizadas pessoalmente por um mestre devidamente habilitado.

Este método é praticado por pessoas de formação cristã (católicos, evangélicos, espíritas e outros) bem como por budistas, judeus, muçulmanos, agnósticos ou ateus. Todos, sem exceção, estão aptos a receberem seus benefícios e também a se tornarem canalizadores de Reiki.

Sendo o Reiki um método simples de canalização consciente da energia vital, direcionada aos chakras através da imposição das mãos, seu aprendizado dispensa longos períodos de estudos ou conhecimentos científicos de qualquer especialidade.

Por ser um método que beneficia imensa e principalmente quem é sintonizado, não há a obrigatoriedade de se utilizar a energia em outras pessoas. Pela simplicidade e eficácia incontestável da Técnica Reiki, cada vez mais profissionais de diversas áreas se tornam canais de energia: advogados, engenheiros, economistas, publicitários, professores, psicólogos, dentistas, veterinários, enfermeiros, fisioterapeutas, donas de casa, médicos, etc.

A formação nos seminários ou cursos resume-se a explicações simples, explanações teóricas, e exercícios práticos de fácil assimilação, num processo gradual que propicia a total compreensão dos ensinamentos. Cada mestre organiza seus cursos de maneiras diferentes, mas alguns pontos devem ser abordados por todos eles.

Portanto o Terapeuta Reiki é aquele que recebe a iniciação de um mestre habilitado, tornando-o apto e capaz de utilizar a energia vital como método de cura, para si e para os outros, mediante o sistema alternativo conhecido por Reiki.

No processo de sintonização, todos os canais de força do corpo, responsáveis pela captação e distribuição da nossa energia são reativados, passando a funcionar nos moldes originais e proporcionando o poder de curar e harmonizar não somente a nós mesmos, como a todos que tocarmos.

Uma vez realizada a sintonização, esse canal de energia estará aberto para toda a vida. Com a sintonização, as mãos irradiam vibrações que fluem a partir da cabeça, quando estão em contato com áreas em desarmonia.

As pessoas que fazem a Iniciação tornam-se aptos a utilizar a técnica para uso próprio ou podem se tornar profissionais se quiserem.

.
Atuação:
O profissional formado por este curso estará apto a  registrar adequadamente o atendimento realizado por meio da ficha de avaliação para acompanhamento do histórico do cliente, identificar pontos receptores e emanadores de energia e aplicá-la conforme o ensinamento, por meio da imposição de mãos, para prevenção de enfermidades e restabelecimento do equilíbrio bioenergético.
Panorama de Mercado
Segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), estudos em hospitais comprovam os efeitos terapêuticos do Reiki no reforço do sistema imunológico, combate ao stress, diabetes, esclerose múltipla, doenças reumáticas, regeneração de tecidos (queimaduras, recuperação de fraturas e pós-cirúrgico), supressão da dor e dos efeitos secundários de tratamentos como a quimioterapia e radiação nos pacientes de oncologia, diminuindo também a ansiedade e proporcionando-lhes, assim, mais conforto no combate a doença.

No Brasil, com a aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), por meio da portaria 971/2006, o Reiki foi incorporado ao Sistema Único de Saúde como prática terapêutica em quadros de adoecimento e prevenção, além da promoção do auto-equilíbrio e melhoria da qualidade de vida.

Com o respaldo da incorporação da terapia no Sistema Único de Saúde (SUS), a procura pelos profissionais vem crescendo e estes, por sua vez, têm encontrado mais reconhecimento da sociedade e novas oportunidades de atuação.
Legislação para Terapeutas Holísticos
Segundo orientações do NTSV (Norma Técnica Setorial Voluntaria para a Teoria Holística - TS OO3/ Terapia em Sincronicidade - Reiki) da categoria dos Terapeutas Holísticos, o Reikiano é considerado como “Terapeuta em Sincronicidade”, pois se distingue dos demais terapeutas por atuar junto ao seu cliente sem a obrigatoriedade do contato físico direto, sendo que em algumas situações nem sequer é necessária a presença do mesmo (Reiki a distancia).
Trabalhando com Reiki - A questão do dinheiro
A Terapia Reiki é um trabalho, uma técnica de saúde holística desvinculada com religião. O Terapeuta ou o Mestre não cobra pela energia, que é gratuita. Ele pode cobrar  pelo trabalho, pelo tempo e dedicação. Além das despesas com estudo e aperfeiçoamento contínuo, quem trabalha com esta Terapia tem despesas com a estrutura do trabalho, material, luz, etc.
 
O Terapeuta Reiki cobra como qualquer outra terapia, de acordo com o nível financeiro da região onde trabalha.
Em termos de Brasil, cada região tem seus limites de cobrança para todas as terapias. Você deve verificar qual a média de cobrança das consultas, dos tratamentos, dos cursos entre os mestres credenciados da região onde atua.
 
Não  pratique preços menores para chamar clientes. Os seus clientes já estão definidos pelo universo, ninguém toma cliente de ninguém.  Respeite a comunidade de mestres da sua região, mesmo se houver diferenças pessoais entre vocês.
 
Se você quer trabalhar gratuitamente, você pode procurar por hospitais públicos, abrigos de pessoas da terceira idade, orfanatos,  escolas públicas,  quem sabe até uma detenção. Procure os responsáveis e se ofereça como voluntário (a). Lembre-se que todos nós nascemos para sermos felizes, respeitando sempre o espaço de outras pessoas porque a decisão de cobrar ou não pelo trabalho é só sua.
Pré-requisito e público-alvo
Profissionais que atuam na área de saúde e bem-estar, bem como interessados que possuam afinidade com o tema.
Método
Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais.
Cursos todos os Níveis
Acesse nossa página de Cursos e se informe sobre todos os Níveis e Inscrições.