Reconhecimento - ONU

ONU-1983 - A Organização Mundial da Saúde, um importante órgão das Nações Unidas, já recomendava a Terapia Reiki desde 1983, mas o Governo Brasileiro e os demais da América Latina nunca tomaram uma providência, talvez por causa do comprometimento com as corporações da saúde fortemente ligadas ao Congresso Nacional.

ONU recomendou Reiki para o tratamento da dor em junho de 2007 - O documento “WHO Normative Guidelines on Pain Management” (”Diretrizes Normativas da OMS para o tratamento da dor”), publicado em Genebra em Junho de 2007, assinado pela consultora da OMS Prof. Neeta Kumar, página 33, do Anexo 5, a Organização Mundial da Saúde indica a Terapia Reiki para o tratamento da dor (assim como acupuntura, músicoterapia, fitoterapia, orações). Veja o documento, em inglês,  no seguinte link:

http://www.who.int/medicines/areas/quality_safety/delphi_study_pain_guidelines.pdf

Atraso da Europa - O Brasil levou 24 anos para reconhecer a profissão depois da recomendação da ONU, mesmo assim ainda está na frente de muitos países, inclusive países europeus como Portugal, cujo governo simplesmente ignora esta técnica e as demais terapias holísticas, e por isso há muita desinformação e aproveitadores por lá, segundo inúmeros e-mails recebidos por esta Associação de cidadãos portugueses.

Falsificadores - No Brasil há indivíduos que trabalham dia e noite para falsificar a técnica, vendendo falsos certificados e prometendo iniciações à distância (que não existem), e “criadores” de sistemas que chamam de Reiki — o que é impossível. Esta técnica não é corruptível. Há sites internacionais que vendem diplomas de”mestre” e há pessoas no Brasil que adicionam a seus currículos essas “técnicas”.

Brasil - 2007 - Finalmente, em janeiro de 2007, o Ministério do Planejamento e Gestão tomou uma atitude já que o Ministério do Trabalho e Emprego, que deveira tomar, nunca tomou. Publicou o novo código da profissão chamada Serviços de Reiki.